Quando fala com alguém, tem de fazer uma apresentação em público ou simplesmente quando parece que alguém olha para si, sente um rubor incontrolável na face que, de tão intenso que é, provoca ardor e uma desconfortável sensação de calor?
Possivelmente já tentou diversos métodos de controlo da ansiedade e técnicas de alteração comportamental sem quaisquer resultados. Isso acontece porque o problema não é facilmente controlável e pode ser necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica que o poderá resolver definitivamente. Falamos da simpaticectomia torácica.
O que é o Rubor Facial e porque coramos?
Todos coramos normalmente quando estamos nervosos ou perante situações sociais de grande importância. A razão para isso é a ativação do sistema nervoso simpático, responsável por preparar o nosso organismo para situações de perigo e stress elevado.
Essa preparação passa pelo aumento da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco, além do aumento da concentração sanguínea de açúcares e gorduras para maior disponibilidade energética.
Este mecanismo inteligente e complexo acompanha a humanidade desde sempre e é fácil compreender que, perante uma situação de perigo, o corpo possua meios de capitalização dos seus recursos energéticos e musculares para o caso de ser necessário lutar ou fugir de um adversário.
O rubor da pele é uma vermelhidão que aparece repentinamente, com maior frequência na face, mas também pode aparecer no pescoço e orelhas.
Ainda não se compreende completamente porque surge o rubor facial, mas estipula-se que será precisamente um resultado dessa hiper-reatividade dos mecanismos de resposta ao stress. Mas perante estas situações, quando este mecanismo funciona normalmente é, na grande maioria dos casos, possível aprender a controlá-lo.
No entanto, alguns indivíduos são incapazes de o fazer: mesmo quando não se sentem nervosos ou a situação não é percecionada como importante, o rubor facial instala-se e pode levar a um sentimento de vergonha e desconforto que, gerando mais ansiedade, agrava o flushing facial. A verdade sobre esta reação incontrolável é que não se trata de uma questão psicológica que possa ser controlada mentalmente. Estamos perante uma efetiva disfunção do sistema nervoso simpático que se ativa excessivamente e cria uma resposta exagerada sobre a qual o indivíduo tem pouco poder. Trata-se efetivamente da mesma sobre-ativação que provoca o suor excessivo ou hiperidrose.
A Simpaticectomia é a única solução para o Rubor Facial?
Como o rubor facial se pode agravar mesmo perante estímulos diminutos e em consequência da nossa perceção de que estamos a corar sem o desejarmos, muitos indivíduos procuram solucionar parte do problema através de terapia comportamental que lhes permita controlar a resposta emocional.
A simpaticectomia torácica é o mesmo procedimento cirúrgico que permite curar ou atenuar a hiperidrose das mãos (isto é, transpiração excessiva). Consiste na interrupção dos sinais nervosos ao longo dos troncos simpáticos, mais especificamente nas suas ramificações torácicas.
Procedimento e resultados da Simpaticectomia
O procedimento em si é simples e seguro para o paciente. A intervenção é realizada sob anestesia geral, de um modo minimamente invasivo, por toracoscopia. São realizadas duas incisões, que tipicamente possuem dimensões inferiores a 1cm, na axila:
- Através de uma das incisões é introduzida a câmara que nos permite ter a visualização da cavidade torácica.
- Na outra incisão é introduzido o dispositivo que permitirá interromper, por cauterização, as fibras nervosas.
A simplicidade do procedimento, que implica habitualmente 1 dia de internamento, permite uma rápida recuperação do paciente, que pode regressar à sua vida normal em 3 ou 4 dias. Apesar da polémica que esta intervenção muitas vezes gera e dos potenciais efeitos adversos, a simpaticectomia é altamente eficaz e tem elevadas taxas de satisfação. Diversos estudos têm estimado melhoria na qualidade de vida em 75% a 90% dos indivíduos num período de vários anos após a intervenção. A recorrência dos sintomas parece não exceder 1% no primeiro ano, segundo os estudos veiculados pelo National Institute for Health and Care Excellence.
Consulte um especialista em Cirurgia Vascular para tratar o seu Rubor Facial
O rubor facial pode ser tão intenso e limitativo que condiciona a sua qualidade de vida e o correto desempenho das suas funções profissionais. Nestes casos extremos, a simpaticectomia pode permitir-lhe retomar uma vida normal e plena.
Fontes:
- Excessive Sweating (Hyperhidrosis) (2018) – https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/hyperhidrosis2
- Hyperhidrosis (2017) – https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hyperhidrosis/diagnosis-treatment/drc-20367173
- Hyperhidrosis Treatments – https://www.valleyhealth.com/services/hyperhidrosis-center/hyperhidrosis-treatments