Simpaticectomia – tratamento para acabar com a Hiperidrose

O que é a Simpaticectomia?

A simpaticectomia toracoscópica permite a exérese da estrutura nervosa implicada na produção excessiva de suor pela palma das mãos – a cadeia simpática cervical.

Tal pode hoje ser conseguido em segurança através de 2 pequenas incisões – uma na parede torácica e outra na axila. Esta técnica, atinge taxas de sucesso técnico impressionantes, muito próximas dos 100%.

Não menos relevante é facto de as recorrências ocorrerem num número desprezável de pessoas, ainda assim com menor intensidade do que antes da cirurgia.

A reduzida dimensão (1 cm) e a localização favorável das incisões torna irrelevantes as marcas cicatriciais associadas a este tratamento.

Trata-se de uma intervenção cirúrgica que em geral não obriga a mais do que 1 dia de internamento.

Outros Tratamentos de Hiperidrose

Tratamento para o suor excessivo tratamento-hiperidrose-miradry-porto

MiraDry

Esta tecnologia utiliza energia eletromagnética e atua diretamente nas glândulas sudoríparas, provocando a sua dissolução e absorção.

Tratamento para o suor excessivo palmadry-tratamento-suor-maos-e-pes - clinica porto

Palmadry

Este método permite a exérese da estrutura nervosa implicada na produção excessiva de suor pela palma das mãos.

Simpaticectomia para resolver o rubor na face

Quando fala com alguém, tem de fazer uma apresentação em público ou simplesmente quando parece que alguém olha para si, sente um rubor incontrolável na face que, de tão intenso que é, provoca ardor e uma desconfortável sensação de calor?

Possivelmente já tentou diversos métodos de controlo da ansiedade e técnicas de alteração comportamental sem quaisquer resultados.

Isso acontece porque o problema não é facilmente controlável e pode ser necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica que o poderá resolver definitivamente. Falamos da simpaticectomia

O que é o Rubor Facial e porque coramos?

Todos coramos normalmente quando estamos nervosos ou perante situações sociais de grande importância.

A razão para isso é a ativação do sistema nervoso simpático, responsável por preparar o nosso organismo para situações de perigo e stress elevado.

Essa preparação passa pelo aumento da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco, além do aumento da concentração sanguínea de açúcares e gorduras para maior disponibilidade energética.

Este mecanismo inteligente e complexo acompanha a humanidade desde sempre e é fácil compreender que, perante uma situação de perigo, o corpo possua meios de capitalização dos seus recursos energéticos e musculares para o caso de ser necessário lutar ou fugir de um adversário.

O rubor da pele é uma vermelhidão que aparece repentinamente, com maior frequência na face, mas também pode aparecer no pescoço e orelhas.

Ainda não se compreende completamente porque surge o rubor facial, mas estipula-se que será precisamente um resultado dessa hiper-reatividade dos mecanismos de resposta ao stress.

Mas perante estas situações, quando este mecanismo funciona normalmente, é, na grande maioria dos casos, possível aprender a controlá-lo.

No entanto, alguns indivíduos são incapazes de o fazer: mesmo quando não se sentem nervosos ou a situação não é percecionada como importante, o rubor facial instala-se e pode levar a um sentimento de vergonha e desconforto que, gerando mais ansiedade, agrava o flushing facial.

A verdade sobre esta reação incontrolável é que não se trata de uma questão psicológica que possa ser controlada mentalmente. Estamos perante uma efetiva disfunção do sistema nervoso simpático que se ativa excessivamente e cria uma resposta exagerada sobre a qual o indivíduo tem pouco poder.

Trata-se efetivamente da mesma sobre-ativação que provoca o suor excessivo ou hiperidrose.

A Simpaticectomia é a única solução para o Rubor Facial?

Como o rubor facial pode agravar-se mesmo perante estímulos diminutos e em consequência da nossa perceção de que estamos a corar sem o desejarmos, muitos indivíduos procuram solucionar parte do problema através de terapia comportamental que lhes permita controlar a resposta emocional.

A simpaticectomia torácica é o mesmo procedimento cirúrgico que permite curar ou atenuar a hiperidrose das mãos (isto é, transpiração excessiva).

Consiste na interrupção dos sinais nervosos ao longo dos troncos simpáticos, mais especificamente nas suas ramificações torácicas.

Procedimento e resultados da Simpaticectomia

O procedimento em si é simples e seguro para o paciente. A intervenção é realizada sob anestesia geral, de um modo minimamente invasivo, por toracoscopia. São realizadas duas incisões, que tipicamente possuem dimensões inferiores a 1cm, na axila:

Através de uma das incisões é introduzida a câmara que nos permite ter a visualização da cavidade torácica.

Na outra incisão é introduzido o dispositivo que permitirá interromper, por cauterização, as fibras nervosas.

A simplicidade do procedimento, que implica habitualmente 1 dia de internamento, permite uma rápida recuperação do paciente, que pode adotar a sua vida normal em 3 ou 4 dias.

Apesar da polémica que esta intervenção muitas vezes gera e dos potenciais efeitos adversos, a simpaticectomia é altamente eficaz e tem elevadas taxas de satisfação.

Diversos estudos têm estimado melhoria na qualidade de vida em 75% a 90% dos indivíduos num período de vários anos após a intervenção.

A recorrência dos sintomas parece não exceder 1% no primeiro ano, segundo os estudos veiculados pelo National Institute for Health and Care Excellence.

Nota dos autores

Estes textos visam uma divulgação generalista. Procurou usar-se linguagem adequada à informação do público em geral. Pretende-se, ainda assim, que as noções apresentadas sejam as mais corretas à luz do conhecimento científico atual, embora de modo claro, mesmo para o leitor sem formação nesta área.

Biografia dos nossos Médicos de Cirurgia Vascular

Dra. Joana de Carvalho - Medica especialista em cirurgia vascular no Porto

Dra. Joana de Carvalho
Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular

Licenciada em Medicina e Cirurgia iniciou a formação específica em Angiologia e Cirurgia Vascular em 2005, no Hospital de S. João. Obteve o grau de especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, submetendo-se, posteriormente, ao exame de certificação europeu, obtendo o título de Fellow of the European Board of Vascular Surgery. Realizou o curso Master em Fleboestética e fez certificação na técnica CLaCS (Cryo-Laser & Cryo-sclerotherapy), ambas no Brasil. Mantém presença assídua em revistas com artigos temáticos na área da cirurgia vascular, bem como em programas de televisão onde aborda o problema do crescimento das varizes e explora as soluções para o tratamento de derrames e varizes.

Professor Doutor Sérgio Sampaio - Medico especialista em cirurgia vascular no Porto

Professor Dr. Sérgio Sampaio
Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular

Licenciado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Fellow of the European Board of Vascular Surgery e membro de várias sociedades científicas, tais como Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular, Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-torácica e Vascular, European Society for Vascular Surgery e Mayo Clinic Alumni Association. Dá aulas como Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Assume desde 2009 a coordenação da equipa de Cirurgia Vascular do Hospital Privado da Boa Nova e inicia funções como delegado nacional em representação da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Consultas presenciais e teleconsultas.

Contacte-nos!

Esclareça as suas dúvidas, ou marque uma consulta de Cirurgia Vascular (presencial ou teleconsulta).

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Ao clicar em Enviar pedido está a concordar com os nossos Termos de Utilização e a confirmar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade.
Newsletter