Casos clínicos
Casos clínicos do antes e depois relativos ao tratamento de varizes
Antes
Depois
Antes
Depois
O que é a Radiofrequência?
A Radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de varizes.
Este método utiliza a energia da Radiofrequência para aquecer a parede da veia, através de um cateter que é colocado no seu lúmen. O aquecimento provoca encolhimento das fibras de colagénio que fazem parte da parede do vaso.
O diâmetro da veia é reduzido e, simultaneamente, as proteínas do sangue são desnaturadas pelo calor, obliterando o vaso.
Nos 10 a 12 meses seguintes a veia acaba por fibrosar completamente, tornando-se indetetável ao exame ecográfico, sem que na realidade tenha sido extraída.
Tratamento de Radiofrequência
Todo o processo é rigorosamente controlado por um gerador computorizado que ajusta os níveis de energia para alcançar um aquecimento constante da parede do vaso, tipicamente entre os 85º e os 90ºC.
É um método alternativo ao stripping da veia safena para eliminação do seu refluxo, que evita a habitual incisão na prega da virilha e as suas potenciais complicações. Além disso, a ausência de dissecção cirúrgica permite manter intacta a drenagem linfática da parede abdominal e dos membros inferiores.
Preparação da Radiofrequência
A escolha do método anestésico é habitualmente feita entre o médico e o paciente. Contudo, a anestesia local apresenta muitas vantagens neste caso. Estando acordado, o doente pode comunicar se sentir alguma dor que possa resultar de aquecimento pelo cateter, através da veia, do nervo cutâneo sensitivo que está na sua proximidade. É também desejável o início rápido da deambulação após a intervenção, que pode ser atrasado com a recuperação de uma anestesia geral.
Técnica de Radiofrequência
O paciente é colocado em posição deitada e é administrada anestesia local para inserção do cateter de radiofrequência na veia. Este é inserido habitualmente abaixo do joelho, no ponto em que a veia se encontra mais próxima da superfície cutânea. Para isso, é fei