Médica Especialista em Cirurgia Vascular
Drª Joana de
Carvalho
Médica especialista
em cirurgia vascular
Dra. Joana de Carvalho
Joana de Carvalho é licenciada em Medicina e Cirurgia, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Frequentou os 2 anos de Internato Geral no Hospital Pedro Hispano, tendo realizado durante esse período a Pós-graduação em Climatologia e Hidrologia Médica, na FMUP.
Iniciou a formação específica em Angiologia e Cirurgia Vascular em 2005, no Hospital de S. João, onde acumulou funções de assistente voluntária de Cirurgia Vascular, do curso de Medicina da Universidade do Porto.
Foi, durante a sua formação, a representante portuguesa na European Society of Vascular Surgeons in Training.
Durante esse período realizou estágios em centros de referência:
- Hospital Vall d’Hebron (Barcelona), onde se dedicou à prática de ultrassonografia vascular;
- Park-Krankenhaus (Leipzig, Alemanha) durante 2 meses e no Klinikum Sud (Nuremberga, Alemanha) durante um mês, onde se dedicou à prática de procedimentos endovasculares, minimamente invasivos.
Frequentou diversos cursos internacionais no âmbito de diagnóstico vascular, técnicas cirúrgicas e procedimentos endovasculares.
Obteve o grau de especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, submetendo-se, posteriormente ao exame de certificação europeu, obtendo o título de Fellow of the European Board of Vascular Surgery.
Desempenhou funções de Consultora Científica na área de Cirurgia Vascular do Programa Harvard Medical School Portugal.
Desempenhou funções de Assistente Hospitalar no Hospital Escala, Braga, durante 4 anos.
Realizou o curso Master em Fleboestética, no Brasil.
Fez certificação na técnica CLaCS (Cryo-Laser & Cryo-sclerotherapy) em São Paulo, Brasil.
Durante essa formação teve a certeza de que devia alargar o leque de opções terapêuticas e introduzir esse método em Portugal; ainda no Brasil, agilizou reuniões com os diversos fornecedores para aquisição do material.
Certificação na técnica CLaCS
No espaço de 1 mês tinha montado uma flebosuite à imagem da da Clínica Miyake, em S. Paulo, criando a primeira clínica em Portugal especializada em Flebologia Estética.
Atualmente, concentra a sua atividade na prática privada onde se dedica com especial interesse à área da Flebologia Estética, aplicando técnicas minimamente invasivas, sem necessidade de internamento ou repouso e com resultados cosméticos otimizados.
Quem são os médicos de Cirurgia Vascular?
Muitas vezes, recorremos aos serviços de um médico de uma determinada especialidade, sem conhecer o seu exaustivo percurso formativo e profissional que o tornou no profissional que é atualmente.
Esta é a situação de desconhecimento que se verifica numa parte significativa da população, face aos médicos de Cirurgia Vascular.
Quando vamos a uma consulta com um médico de Cirurgia Vascular, nem sempre reconhecemos o papel que estes médicos especialistas desempenham na prevenção e no tratamento dos diversos distúrbios do foro vascular, que vai muito além das varizes.
Qual o percurso formativo dos médicos de Cirurgia Vascular?
O percurso formativo dos médicos de Cirurgia Vascular é semelhante ao de qualquer outro médico especializado numa determinada área da medicina.
Para se ser especialista em qualquer área da saúde, primeiro é obrigatório ser médico. Assim, o primeiro passo formativo é a obtenção da Licenciatura em Medicina.
Para tal, é necessária a admissão à Faculdade de Medicina, dificultada pela elevada média de acesso exigida (e para a qual se tem de começar a trabalhar já desde o ensino secundário).
Depois, segue-se um longo percurso, durante 6 anos, marcado por muitas horas de estudo, de estágios em hospital e de exames até à obtenção da Licenciatura.
Mas, neste momento, ainda não se é médico. Para se tornarem médicos, têm ainda de cumprir 2 anos de Internato Geral, onde exercem medicina tutelada nas diferentes áreas: Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina Geral e Familiar.
Para se tornarem médicos de Cirurgia Vascular, têm ainda de fazer uma especialização em Angiologia e Cirurgia Vascular. As especialidades são escolhidas mediante nota obtida num exame nacional e dependente do número de vagas existentes no país para as diferentes especialidades.
A formação específica em Angiologia e Cirurgia Vascular tem a duração de 6 anos, ao longo dos quais se desenvolvem conhecimentos específicos e se adquire proficiência nas diferentes áreas e nos diversos procedimentos diagnósticos e cirúrgicos.