A cura para hiperidrose é algo ambicionado por todos os que sofrem desta condição, que se caracteriza por transpiração excessiva e que pode ser altamente debilitante e ter um impacto profundamente negativo na qualidade de vida dos indivíduos afectados.
Tradicionalmente, era uma situação altamente complexa de tratar, obrigando a cirurgias invasivas e com riscos não negligenciáveis. Felizmente, hoje em dia, existem soluções seguras e eficazes. Continue a ler para saber como combater a hiperidrose.
Os efeitos nefastos da transpiração excessiva
A transpiração é uma das funções essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, ajudando-nos a regular a temperatura. A importância da transpiração é tal, que o nosso corpo poderá possuir até 4 milhões de glândulas sudoríferas.
Mas no caso da hiperidrose assistimos a uma segregação excessiva de suor que pode ser exacerbada por situações de stress ou calor, podendo igualmente surgir sem qualquer factor que justifique a segregação de suor.
A hiperhidrose caracteriza-se, assim, por uma sudorese excessiva e frequente e que resulta em mau-estar, complexos e inibição social, principalmente quando as áreas afectadas são de elevada exposição e utilidade como as mãos.
Mas se apertar uma mão ou passar objectos a alguém pode tornar-se um acto que suscita temor, a verdade é que quando a hiperidrose surge nas mãos dificulta, também, a capacidade de agarrar objectos, prejudicando actos tão quotidianos quanto escrever e impossibilitando actos mais complexos como conduzir.
Numa tentativa de combater os sintomas da doença, muitos indivíduos procuram uma cura para hiperidrose em vários tipos de desodorizantes e anti-transpirantes, desde as soluções comerciais às disponíveis apenas por prescrição.
Só com a consulta médica é que as soluções mais eficazes são encontradas, nomeadamente compostos com alta concentração de cloreto de alumínio e anticolinérgicos, inibidores da acetilcolina – o neurotransmissor responsável pelos gânglios nervosos autónomos. O mais eficaz dentro desta classe de fármacos é o glicopirrolato, mas todas estas opções apresentam como desvantagem a necessidade da sua utilização constante, ajudando a minorar os sintomas da hiperidrose, mas não resolvendo definitivamente.
Soluções a longo prazo para a hiperidrose
A aplicação de Botox nas zonas problemáticas é uma solução eficaz, graças ao efeito paralisante da toxina, mas o seu efeito passa inevitavelmente ao fim de alguns meses e, sendo um procedimento oneroso e doloroso, torna-se demotivante a longo prazo.
Só recentemente a cura para a hiperidrose conheceu um conjunto de técnicas capazes de a resolver de forma definitiva, sem necessidade de repetição de tratamentos.
Quanto à cura para hiperidrose palmar, a melhor e mais definitiva solução consiste na interrupção da inervação responsável pelo excesso de suor. Esta técnica é denominada de simpaticectomia torascoscópica, um procedimento simples, implicando apenas duas pequenas incisões na região axilar e que é conseguido com recurso à videoscopia. A eficácia desta intervenção minimamente invasiva é extremamente elevada e permite uma rápida recuperação e regresso ao trabalho.
Entre os efeitos secundários desta intervenção há a destacar, principalmente, o desenvolvimento de hiperidrose compensatória, isto é, passar a transpirar mais de outros locais, como as costas e o peito. Contudo, os riscos são efectivamente baixos.
De um modo geral, a grande maioria dos indivíduos tratados relata satisfação total com o procedimento.
Se sofre de hiperidrose e não encontrou ainda uma solução capaz de garantir a sua qualidade de vida, procure ajuda médica especializada para se informar sobre as opções terapêuticas.
Saiba mais com a Cirurgia Vascular
Conheça aqui o tratamento miraDry
Fontes:
- Excessive Sweating (Hyperhidrosis) (2018) – https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/hyperhidrosis2
- Hyperhidrosis (2017) – https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hyperhidrosis/diagnosis-treatment/drc-20367173
- Hyperhidrosis Treatments – https://www.valleyhealth.com/services/hyperhidrosis-center/hyperhidrosis-treatments