Lipedema
Conheça os sintomas, as causas e a progressão desta doença crónica. Saiba ainda como alcançar um diagnóstico e um tratamento adequado.
Conheça tudo sobre o tratamento para esta doença.
Que doença é o Lipedema?
Lipedema é a designação de uma doença crónica, genética e que atinge exclusivamente as mulheres. Caracteriza-se por uma acumulação desproporcional de gordura nos membros, afetando sobretudo as pernas mas podendo, em 30% dos casos, abranger também os braços.
Tão frequente quanto negligenciada, acredita-se que a sua prevalência entre as mulheres é de cerca de 10%, apesar de ainda ser uma doença muito subdiagnosticada.
De facto, embora só mais recentemente se comece a ouvir falar de Lipedema em Portugal, esta doença está descrita desde 1940.
Casos de Lipedema – Antes e Depois
Lipedema: sintomas da doença
Para além da acumulação de gordura nos membros, esta doença manifesta-se através de:
- sensação de peso e cansaço nos membros;
- hipersensibilidade ao toque (em certos casos, uma roupa mais justa já causa incómodo);
- dor;
- ocorrência de nódoas negras frequentes;
- desproporção entre o tronco e os membros (as pacientes relatam a dificuldade em perder volume,
especificamente, nos membros).
Para um diagnóstico de Lipedema
O diagnóstico do Lipedema é essencialmente clínico: não existe um teste específico, análises ou qualquer exame de imagem que possam ser feitos para confirmar a doença.
Desta forma, é durante a consulta, mediante a história da paciente e as queixas relatadas, bem como por aquilo que o médico avalia (designadamente através de exame físico, como a palpação) que o diagnóstico de Lipedema pode ser confirmado. Para tal, têm naturalmente de ser excluídas outras causas, como a doença venosa ou o linfedema.
Tanto a Dra. Joana de Carvalho como o Prof. Doutor Sérgio Sampaio, cirurgiões vasculares, diferenciados em Lipedema em Portugal, e por conseguinte, familiarizados com as manifestações e tratamento da doença, reúnem todo o conhecimento e experiência necessários para poder fazer um diagnóstico rigoroso.
Com efeito, o cirurgião vascular será o profissional que se encontra em melhores condições para poder fazer um diagnóstico, até na medida em que é habitualmente procurado por pacientes que, exprimindo queixas que atribuem à má circulação, sofrem, na verdade, de Lipedema.
As causas do Lipedema
Não estão ainda estudadas as causas que levam ao aparecimento do Lipedema. Crê-se que a etiologia é multifatorial, ou seja, decorre da conjugação de vários fatores, como sejam:
– o fator hereditário – haverá uma preponderância da carga genética e, por isso, se relata com tanta frequência a existência de outros casos numa mesma família.
– o fator hormonal – estabelece-se uma associação entre o