Conhece os sintomas das varizes? E os seus tratamentos?

Quais são os sintomas das varizes?

Tem queixas de dor e sensação de peso nas pernas? Além disso, tem notado as pernas inchadas? Esses sintomas ocorrem predominantemente ao fim do dia e são piores nos dias de mais calor? Associam-se a alturas do dia em que está mais tempo de pé? E tem reparado que algumas veias estão igualmente mais visíveis ou dilatadas? Todos estes sintomas/sinais poderão indiciar o aparecimento de varizes.

A verdade é que, inicialmente, muitas pessoas tendem a desvalorizar os sintomas. Mas as varizes são um problema, não apenas estético mas também de saúde, que afecta uma grande parte da população portuguesa.

As varizes podem ser eliminadas recorrendo à radiofrequência

Embora causem muito incómodo e potencialmente sérias complicações (tromboflebites, úlceras, eczema...), as varizes e os derrames, felizmente, têm tratamento. Entre os diferentes tratamentos disponíveis, tem que se salientar a radiofrequência. Este é um dos métodos, actualmente, mais utilizado na área da cirurgia vascular. Trata-se de um procedimento eficaz na eliminação das varizes e que proporciona um extremo conforto a todos os pacientes ao ser pouco invasivo e adoptar o método de anestesia local.

No entanto, a radiofrequência não é a única solução para tratar das varizes – ou pelo menos, para aliviar as dores provocadas por este problema de saúde. Além de outras técnicas cirúrgicas, existem ainda outras soluções não invasivas, isto é, conservadoras. Para quem tem pavor de cirurgia, a opção para prevenir as complicações e agravamento das varizes passa, essencialmente, pelo uso de meias de compressão elástica. Adicionalmente, devem adoptar-se medidas de drenagem postural (como por exemplo, repouso com pernas elevadas), sempre que possível. Cuidados gerais como adquirir o hábito de colocar creme hidratante nas pernas, são também importantes na prevenção de complicações, nomeadamente desenvolvimento de feridas de difícil cicatrização.

Porém, antes de se iniciar qualquer tipo de tratamento, é extremamente aconselhável recorrer a uma consulta de avaliação de cirurgia vascular que permitirá o correcto diagnóstico e a adequada orientação terapêutica.

Para o correcto diagnóstico, o Eco-Dopler é, sem dúvida, o método preferencial: trata-se de um exame baseado no princípio da ecografia que permite o estudo morfológico e funcional das veias, de um modo não invasivo e completamente indolor. Além do papel que ocupa no diagnóstico, este exame é uma ferramenta crucial para planear o tratamento cirúrgico, de forma a obter uma cura o mais definitiva possível.

O tratamento de varizes ou de derrames deve ser realizado por uma equipa experiente e especializada

A Dra. Joana de Carvalho e o Doutor Sérgio Sampaio são especialista em Angiologia e em cirurgia vascular e são os responsáveis pelo website www.cirurgia-vascular.pt.

Quer saber mais sobre varizes, derrames e os respectivos tratamentos? Informe-se no site www.cirurgia-vascular.pt e conheça tudo sobre cirurgia vascular.

Saiba mais sobre Varizes »

Fontes:

Dra. Joana de Carvalho - Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular

Licenciada em Medicina e Cirurgia iniciou a formação específica em Angiologia e Cirurgia Vascular em 2005, no Hospital de S. João. Obteve o grau de especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, submetendo-se, posteriormente, ao exame de certificação europeu, obtendo o título de Fellow of the European Board of vascular Surgery. Desempenhou funções de Consultora Científica na área de Cirurgia Vascular do Programa Harvard Medical School Portugal. Realizou o curso Master em Fleboestética e fez certificação na técnica CLaCS (Cryo-Laser & Cryo-sclerotherapy), ambas no Brasil. Atualmente concentra a sua atividade na prática de técnicas minimamente invasivas, sem necessidade de internamento ou repouso e com resultados cosméticos otimizados. Mantém presença assídua em revistas com artigos temáticos na área da cirurgia vascular, bem como em programas de televisão onde aborda vários temas de cirurgia vascular e explora as soluções para o tratamento de derrames e varizes.

Partilhe este artigo