As varizes são uma doença bastante comum e que afeta quase um terço da população portuguesa, nomeadamente do sexo feminino. Também designada por doença venosa crónica, esta doença deve ser tratada o quanto antes, sob pena de se ir agravando ao longo dos anos e de causar um desconforto e dor acentuados. As varizes distinguem-se dos derrames como sendo veias dilatadas e tortuosas que se localizam debaixo da pele e são causadas por alterações de estrutura das suas paredes, que as tornam frágeis.
Os tratamentos para as varizes não são estanques e variam de caso para caso
Existem vários tratamentos para as varizes, sendo sempre necessário fazer um exame especial chamado Eco-Doppler, um método de diagnóstico baseado em princípios de ecografia, que permitem a análise morfológica e funcional das veias. Os tratamentos das varizes não são iguais para todos os casos. Há casos em que a opção poderá recair sobre fármacos utilizados para minimizar os sintomas e reduzir o risco de complicações. Por outro lado, pode ser, em muitos casos, aconselhável, a utilização de artigos como meias de descanso ou de compressão elástica. E ainda alguns exercícios, que podem ser úteis para diminuir as dores.
Muitas vezes, podem integrar-se vários tratamentos, complementando-se e tornando o combate às varizes mais eficaz
Certo é que o método de tratamento das varizes e dos derrames deve ser adaptado caso a caso e que o ideal até poderá passar pela integração e combinação de várias metodologias no mesmo paciente, como a radiofrequência, por exemplo. Tudo depende do caso em questão e não é raro utilizarem-se tratamentos complementares. A avaliação efetuada na primeira consulta vai ser determinante para saber quais os tratamentos mais indicados àquele caso. Para tal, é essencial consultar os melhores especialistas na área. A Dr.ª Joana Carvalho é especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, tendo sido, inclusive, durante a sua formação, nomeada representante portuguesa na European Society of Vascular Surgeons in Training.
A Dr.ª Joana Carvalho e o Dr. Sérgio Sampaio são dos maiores especialistas em cirurgia vascular do país
Além disso, é atualmente Fellow of the European Board of Vascular Surgery e tirou a sua especialidade no Hospital S. João, no Porto, onde acumulou as funções de docente de cirurgia vascular. Atualmente, é juntamente com o Dr. Sérgio Sampaio, responsável pelo website www.cirurgia-vascular.pt Por seu turno, o Dr. Sérgio Sampaio é especialista em cirurgia vascular e professor auxiliar convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É Fellow of the European Board of Vascular Surgery e coordenador da equipa de cirurgia vascular do Hospital Privado da Boa Nova, sendo ainda delegado nacional em representação da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular, junto da European Union of Medical Specialists (UEMS) Section and Board of Vascular Surgery.
Fontes:
- Varicose veins – Symptoms & Causes (2019) – https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/varicose-veins/symptoms-causes/syc-20350643
- Understanding Varicose Veins – the Basics (2019) – https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/understanding-varicose-veins-basics
- All you need to know about varicose vein pain (2017) – https://www.medicalnewstoday.com/articles/320359.php