A radiofrequência é um tratamento utilizado para tratar as varizes e uma alternativa, cada vez mais utilizada, à extração da veia safena. Basta pensar que as varizes e os “derrames” são algumas das patologias mais recorrentes ao nível da cirurgia vascular.
As varizes fazem parte de um largo espectro de sinais e sintomas que caracterizam a doença venosa crónica. É importante o seu tratamento precoce, previamente ao desenvolvimento de complicações de maior gravidade (tromboflebites, úlceras de perna, hemorragias, inchaço crónico).
A radiofrequência permite um tratamento minimamente invasivo, com menor desconforto após a intervenção e uma mais rápida recuperação.
Em que consiste o procedimento da radiofrequência e quais as suas vantagens?
O procedimento é, na prática, simples: consiste na inserção, através de uma punção (isto é, uma picada) guiada por ecografia, de um cateter dentro da veia e o calor que emana do cateter provoca a obliteração do vaso. Embora seja uma técnica recente, a radiofrequência é já uma técnica muito apreciada, sobretudo porque é muito pouco invasiva, não implicando quaisquer cortes.
A veia tratada, apesar de não ser removida, transforma-se em tecido fibroso e é incorporada no organismo. Uma das grandes vantagens da radiofrequência é a redução da possibilidade do aparecimento de hematomas. Além disso, a radiofrequência implica um período pós-operatório muito menos doloroso e bastante mais curto., permitindo um retorno à rotina diária muito precoce. Nem todas as veias podem ser tratadas com recurso à radiofrequência, sendo que este procedimento é mais indicado para tratar vasos maiores, como a veia safena, e pouco sinuosos.
Conhece bem as consequências e os sintomas das varizes?
Tipicamente, as varizes afetam mais as mulheres do que os homens, sobretudo por causa da produção de estrogénio e pelo consumo de anticoncecional oral (pílula).
Além de constituírem uma evidente preocupação estética, as varizes provocam dores, cansaço, fadiga e inchaço das pernas. Se sofrer de algum destes sintomas, poderá ter de recorrer a uma consulta de cirurgia vascular. Na ausência de tratamento podem conduzir ao aparecimento de outras complicações.
Para recorrer ao procedimento da radiofrequência, deve ser previamente avaliado em consulta de cirurgia vascular. Após uma avaliação cuidada e realizado o correto diagnóstico será possível decidir qual o método de tratamento mais adequado ao seu caso. Os tratamentos devem ser individualizados de forma a obter os melhores e mais duradouros resultados.
Fontes: