Varizes são deformações nas veias do corpo do homem ou da mulher e podem ocorrer em qualquer parte, sendo que as zonas mais habituais são os membros inferiores. Isto porque uma das maiores causas das varizes é o sedentarismo e estar de pé durante demasiado tempo. No entanto, as varizes podem ocorrer em qualquer área do organismo humano e são mais frequentes em fumadores e pessoas que não praticam exercício físico.

Porque aparecem as varizes e são mais frequentes em quem tem estilos de vida sedentários?

Algumas profissões que obrigam a estar muito tempo na mesma posição – em pé ou sentado – podem provocar varizes, sendo que outras atividades, como o culturismo, podem estar também na origem deste problema. Além da questão estética, as varizes provocam dor e uma sensação de peso ou tensão, podendo igualmente originar prurido ou ardor.

A maior parte destes sintomas deve-se a a um aumento da pressão venosa distal. As varizes podem ainda provocar edemas nos membros afetados. Se as varizes não forem tratadas, irá desenvolver-se um processo de distrofia tissular, que consiste numa reação inflamatória com endurecimento cutâneo e do tecido celular subcutâneo. Este processo pode arrastar-se durante vários anos, se esta doença venosa não for tratada.

Quais as diferenças entre os derrames e as varizes?

As varizes e os derrames são variações distintas da mesma doença, sendo que os derrames se distinguem por serem dilatações de capilares na derme, caracterizando-se por pequenos vasos sanguíneos de tons vermelho e arroxeado, como pequenos fios superficiais. As varizes e os derrames serão, porventura, a maior causa da procura por consultas de cirurgia vascular.

Para tratar as varizes, as técnicas mais eficazes passam por três tratamentos fundamentais: o «stripping» da veia grande safena e fleboextrações, a ablação por radiofrequência e a esclerose com espuma. A radiofrequência tem a vantagem de ser uma técnica inovadora, que dispensa internamento e permite uma recuperação rápida.

Quais as vantagens da radiofrequência no tratamento das varizes?

Além de ser um procedimento minimamente invasivo, a radiofrequência é efetuada com anestesia local para inserção do cateter de radiofrequência na veia, normalmente abaixo do joelho, onde a veia está mais à superfície da pele. Uma das grandes vantagens da radiofrequência para o tratamento das varizes é ter um período de convalescença muito curto e raramente implicar complicações.

A radiofrequência é uma terapia segura e eficaz no tratamento das varizes, além de permitir um retorno bastante rápido ao trabalho e à atividade diária normal. É, por isso, um tratamento a ter em linha de conta, sempre que se considere avançar para a resolução do problema das varizes.

Para saber mais sobre varizes, derrames e respetivos tratamentos, visite www.cirurgia-vascular.pt ou envie um e-mail para joana.carvalho@cirurgia-vascular.pt ou para sergio.sampaio@cirurgia-vascular.pt

Saiba mais sobre Varizes »

Fontes: