Prof. Dr. Sérgio Sampaio - Allure Clinic - PortoTrombose Venosa Profunda: das causas aos melhores tratamentos

De acordo com o Professor Doutor Sérgio Sampaio da Clínica Allure no Porto, a Trombose Venosa Profunda (TVP) ocorre quando há a obstrução de uma veia profunda por um trombo, ou seja, um coágulo de sangue que se mantém imóvel no local onde se formou.

Este Especialista em Cirurgia Vascular indica ainda que a TVP é a terceira patologia cardiovascular mais frequente no mundo ocidental, lado a lado com o acidente vascular cerebral e o enfarte do miocárdio.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, dos 2 milhões de casos de TVP registados por ano, 600 mil resultam em embolia pulmonar e 60 mil em morte.

Trata-se de uma doença frequente que pode e deve ser prevenida e, por isso, este artigo aborda as causas e os fatores de risco, os sintomas e as consequências, e ainda como prevenir e tratar a TVP.

Quais são as causas da Trombose Venosa Profunda?

A Trombose Venosa Profunda acontece quando há o bloqueio de uma veia do sistema venoso profundo. Surge, quase sempre, nos membros inferiores ou na bacia, devido a um problema de coagulação do sangue no interior da veia. Esta coagulação excessiva pode estar relacionada com:

– uma diminuição do fluxo sanguíneo;

– uma patologia congénita de coagulação no sangue;

– uma lesão nas veias.

Diminuição do fluxo sanguíneo

O fluxo sanguíneo diminui, por exemplo, quando há uma redução de movimento, que pode ser resultado de repouso cirúrgico ou de uma doença como acidente vascular cerebral, enfarte do miocárdio ou doença pulmonar obstrutiva crónica. Quando os músculos deixam de contrair, perdem a capacidade de empurrar o sangue até ao coração, levando ao aparecimento de trombos.

Coagulação excessiva do sangue

Esta doença pode ser provocada por fatores congénitos ou alterações genéticas específicas do sistema de coagulação do sangue, ou por fatores adquiridos por via de medicação, cirurgias, doenças, tabagismo ou, no caso dos idosos, por desidratação. Como consequência, existe uma deficiência no controlo da formação de coágulos de sangue, que podem resultar numa coagulação excessiva (trombose).

Lesão por trombose das veias profundas

As veias estão sujeitas a lesões em diferentes circunstâncias. Estas podem acontecer durante uma cirurgia, pela aplicação de um cateter, injeção de substâncias, por inflamação, pela toma de medicamentos e, também, por coágulos. A existência de um coágulo aumenta a probabilidade de se formarem mais coágulos, o que pode resultar em trombose.

Quais são os fatores de risco da Trombose Venosa Profunda?

Vários fatores aumentam o risco de TVP, designadamente:

  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Cancro;
  • Doenças da coagulação (Trombocitose, Policitémia Vera, entre outras);
  • Desidratação;
  • Excesso de peso;
  • Fraturas;
  • Gravidez, parto e puerpério;
  • Idade (aumenta 30% entre os 30 e os 80 anos);
  • Insuficiência cardíaca;
  • Longos períodos de tempo na mesma posição;
  • Pílulas anticoncecionais;
  • Tabagismo;
  • Terapia de reposição hormonal;
  • Toxicodependência;
  • Trombose Venosa Profunda prévia;
  • Vasculites (inflamação dos vasos sanguíneos)

Quais são os sintomas da Trombose Venosa Profunda?

Na maioria dos casos, a doença desenvolve-se nos membros inferiores ou na zona da bacia, mas também há casos em que surge nos membros superiores como no braço ou mão. Quando o coágulo está localizado nos membros mais distais (por exemplo: joelho ou tornozelo), a barriga da perna pode apresentar:

  • Alteração da cor da pele para uma tonalidade entre o arroxeado e o avermelhado;
  • Dor localizada;
  • Inchaço;
  • Sensação de calor;
  • Sensibilidade ao toque.

Prof. Dr. Sérgio Sampaio - Allure Clinic - Porto

Ainda assim, cerca de metade das pessoas com Trombose Venosa Profunda não apresenta quaisquer sintomas.

Apesar de frequentemente assintomática, esta condição pode evoluir para quadros mais graves, representando perigo de vida. Por exemplo, um coágulo de sangue pode deslocar-se para o pulmão, provocando uma embolia pulmonar. Nestes casos, o doente pode sentir:

  • Falta de ar;
  • Dor torácica;
  • Sensação de fraqueza;
  • Tontura.

Quais são as consequências da Trombose Venosa Profunda?

Embolia Pulmonar

A embolia pulmonar ou tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma obstrução na artéria pulmonar ou num dos seus ramos, provocada por um êmbolo (coágulo, líquido amniótico, etc.), que limita o fornecimento sanguíneo arterial de um dos pulmões.

As artérias pulmonares levam o sangue rico em dióxido de carbono do coração para os pulmões, local onde recebe oxigénio. O sangue agora oxigenado regressa ao coração e daí é bombeado para a artéria aorta, a fim de reentrar na circulação sistémica.

Caso uma artéria pulmonar fique bloqueada por um coágulo, a passagem de sangue oxigenado poderá ficar comprometida. Enquanto os coágulos pequenos se desfazem rapidamente, os maiores demoram mais tempo, levando a perda de consciência, instabilidade circulatória e morte súbita.

Insuficiência Venosa Crónica

A insuficiência venosa crónica é uma anomalia no funcionamento do sistema venoso, provocada por uma incompetência das válvulas das veias.

O funcionamento venoso depende da boa função das válvulas e dos músculos propulsores, que garantem o fluxo venoso no sentido contrário à gravidade.

Quando as válvulas falham a sua boa função, frequentemente na sequência de uma obstrução por coágulos que se transformam em tecido cicatrizado, este tecido pode danificar as válvulas das veias, impedindo o seu funcionamento normal.

Desta anomalia surge o risco de formação de um edema (retenção de líquido) na zona afetada, assim como inchaço no tornozelo e na zona inferior das pernas, a pele pode ficar escamosa, avermelhada ou provocar prurido.

Isquemia

A isquemia decorre quando há insuficiência no fornecimento sanguíneo para um determinado tecido, devido a obstrução por trombo. O trombo pode ser constituído por coágulos sanguíneos ou placas de gordura).

Se um trombo bloquear o fluxo sanguíneo, as células deixam de receber oxigénio e glicose. Caso o fluxo não seja restaurado, nos membros pode causar gangrena, no pulmão uma embolia pulmonar e na pele descoloração, deixando a pele azulada ou roxa.

Como prevenir a Trombose Venosa Profunda?

Para prevenir a Trombose Venosa Profunda, é importante adotar um estilo de vida saudável, incluindo na sua rotina uma alimentação saudável, a prática regular de exercício físico e/ou limitar o consumo de tabaco ou outras substâncias nocivas.

Evite ficar longos períodos na mesma posição, especialmente, depois de uma cirurgia ou viagem de avião. Procure fletir e esticar os tornozelos a cada 30 minutos e faça alongamentos a cada 2 horas. A pressoterapia (massagem mecanizada com bombas de insuflar), porque melhora a circulação no organismo, também pode ajudar.

Para evitar a trombose após uma cirurgia, recomenda-se o uso de meias de compressão, a toma de medicamentos que previnam a formação de coágulos, bem como a retoma de movimentos o mais rapidamente possível.

A toma de medicamentos anticoagulantes, contracetivos ou outros fármacos com hormonas, deve ser sempre prescrita pelo seu médico. Se tem problemas de coagulação sanguínea (trombofilias), varizes ou outras patologias vasculares, consulte o seu médico especialista em Cirurgia Vascular para saber quais as medidas preventivas mais indicadas para o seu caso.

Quais são os métodos de tratamento da Trombose Venosa Profunda?

Os medicamentos anticoagulantes, por injeção ou comprimido impedem que o coágulo cresça e se liberte na corrente sanguínea. Também podem ser indicados os medicamentos fibrinolíticos uma vez que são capazes de dissolver os trombos sanguíneos.

Pode igualmente ser necessário remover o coágulo das veias com cirurgia, mas estas têm sido substituídas por técnicas minimamente invasivas, como o cateterismo. Nestes casos, são colocados dispositivos no interior da veia, através de uma punção, capaz de destruir os coágulos.

A fisioterapia, por sua vez, auxilia a diminuir o inchaço (edema) provocado pela TVP. E é ainda recomendado o uso de meias de compressão, porque aliviam as queixas e evitam o síndrome pós-trombótico.

A melhor forma para antecipar as consequências potencialmente dramáticas de uma Trombose Venosa Profunda é o diagnóstico e o tratamento precoces, realizado por Médicos especialistas em Cirurgia Vascular, como os cirurgiões da Allure Clinic. Marque uma consulta de diagnóstico!

Fontes: