Assista aos vídeos explicativos da Dra. Joana de Carvalho

O que são derrames nas pernas?

Os derrames nas pernas, a par das varizes, são situações encaradas como naturais pela maioria das pessoas, sobretudo as do sexo feminino.

Mas, o que muita gente não sabe e devia saber é que as varizes e os derrames devem ser tratados o quanto antes, sob pena de provocarem complicações mais graves.

Muitas das pessoas que sofrem com estas maleitas optam por nada fazer, por receio ou desconhecimento. Isto, apesar de, muitas vezes, terem sensações de dor, peso e cansaço.

Os derrames têm o nome científico de telangiectasias e, no fundo, são pequenos vasos capilares que surgem na pele, tipicamente nas zonas dos tornozelos e coxas.

Caso não sejam tratados, estes derrames tornam-se mais abundantes e podem provocar alterações da pele.

Algumas veias de pequeno calibre (chamadas “veias reticulares”) podem, com o tempo e na ausência de tratamento, dilatar e formar varizes. Se, ainda assim, o problema não for tratado, de forma adequada e com recurso a procedimentos de cirurgia vascular, estas varizes podem complicar com formação de flebites superficiais, trombose venosa profunda, alterações de pele como manchas, eczema, fragilização da pele, podendo mesmo formar feridas de difícil cicatrização.

Quanto mais for adiado o tratamento, maior será o sofrimento e mais complexo será o tratamento, com eventual prejuízo do resultado.

A importância de tratar os derrames nas pernas

Os derrames e as varizes são um tipo de patologia que, quanto mais avançam, maior incapacidade e complicações podem provocar.

Pelo desconforto estético, os pacientes deixam de querer conviver social e familiarmente. Já em termos de saúde, há muitos casos registados de pacientes que, inclusivamente, chegam a deixar o emprego e até a pedir reformas antecipadas por invalidez.

Desta forma, é fundamental tratar os derrames e as varizes na sua fase inicial para evitar problemas maiores.

Para prevenir estas situações deveras incomodativas, trate os derrames e as varizes na sua fase inicial e impeça ao máximo que evoluam para outros estágios.

O que acontece se não tratar os derrames e varizes nas pernas?

Estas situações podem evoluir para estádios mais avançados se não forem tratadas. Podem evoluir para eczema ou úlcera (ferida) da perna, podendo incapacitar os pacientes e demorar, por vezes, vários meses ou até mesmo anos a cicatrizar.

Trate os seus derrames e varizes com especialistas vasculares

Marque uma consulta de cirurgia vascular e submeta o seu caso a apreciação médica.

Recorde que a doença venosa crónica aumenta o risco de outros problemas dermatológicos, especialmente infeções cutâneas e eczemas.

A avaliação vai permitir dar início ao processo de diagnóstico e terapêutico em tempo útil. Quanto mais cedo começar o tratamento, mais rápido e eficaz ele será. E menos complicações vai ter.

Fontes: