6 Mitos sobre Tratamentos de Varizes

Muitas pessoas que têm Varizes ainda tardam em procurar aconselhamento médico, seja por medo ou por desconhecimento.

O receio resulta, na maioria das vezes, de histórias contadas por terceiros que revelam a sua experiência menos favorável e a apresentam como regra e não como exceção.

Contudo, os Tratamentos de Varizes são hoje uma cirurgia segura, com raras complicações e, atualmente, os métodos utilizados são cada vez menos invasivos, permitindo uma recuperação mais confortável e rápida.

Mito 1: As varizes não devem ser operadas porque as veias retiradas na cirurgia fazem falta para a circulação

As veias das nossas pernas estão divididas em 2 grupos: o sistema venoso profundo e o sistema venoso superficial.

Quando falamos de varizes e veias safenas (as mais frequentemente envolvidas na cirurgia de varizes) falamos de sistema venoso superficial.

Em termos de função, é um sistema muito limitado, que muito pouco contribui para a drenagem venosa das pernas. Esta é assegurada pelo sistema venoso profundo, no qual nunca mexemos numa cirurgia de varizes.

Além disso, as veias a tratar são veias doentes, já desprovidas da sua função.

Portanto, a cirurgia de varizes em nada prejudica a circulação das pernas.

Mito 2: As varizes ressurgem sempre após a cirurgia e por isso não vale a pena ser operado

Como na maioria das doenças, existe sempre o risco de recidiva, isto é, de as varizes voltarem a surgir.

Contudo, este risco é diminuído com uma avaliação cuidada, com o estudo das varizes e da sua origem com Eco-Doppler e uma correta seleção do tratamento para cada caso.

O cumprimento dos conselhos médicos pós-operatórios é também essencial para obtenção de bons resultados.

Mito 3: O pós-operatório é muito complicado, obrigando a internamento, repouso absoluto no leito e andar com canadianas

Atualmente, muitos destes procedimentos são realizados em regime de ambulatório, isto é, o paciente tem alta hospitalar no próprio dia da intervenção.

O paciente, em lugar de estar obrigado a repouso absoluto, é encorajado a levantar-se e movimentar-se muito precocemente após a cirurgia, para prevenir complicações.

Habitualmente os doentes, dependendo de cada caso específico, estão aptos para retomar a sua atividade diária normal ao fim de 2 ou 3 dias. Muitos vão mesmo trabalhar no dia seguinte à cirurgia.

Download do Ebook - 6 mitos sobre varizes da Cirurgia Vascular

Mito 4: Após a cirurgia é necessário ficar com ligaduras nas pernas durante 7 a 10 dias

Na maioria dos casos, após a cirurgia os doentes devem usar meia de contenção elástica. As ligaduras, tradicionalmente colocadas nas pernas após a cirurgia, além de muito desconfortáveis raramente estão indicadas, tendo vantagem a sua utilização em casos específicos de varizes com complicações da pele associadas.

Mito 5: A escleroterapia, vulgarmente chamada de “secagem”, é uma alternativa à cirurgia

Muitas vezes a escleroterapia é o único tratamento necessário. Isto aplica-se quando as veias “principais” estão bem e os pequenos “derrames” ou veias superficiais são a única coisa a tratar.

Contudo, quando há realmente doença venosa, há que tratar a origem do problema para que o tratamento de varizes resulte o mais definitivo possível e, nestes casos, pode ser necessária a cirurgia.

Mito 6: Uma vez que não causam incómodo nem dor, não há necessidade de operar

Muitos pacientes com varizes dizem não ter necessidade de cirurgia pois não se importam com a questão estética nem têm dor ou quaisquer queixas relacionadas com as suas varizes.

Há que realçar que a doença venosa não é uma doença estática mas que tem tendência a agravar e a complicar. Assim, o tratamento das varizes está recomendado, mesmo quando não há queixas e deve ser o mais precoce possível para obtenção dos melhores resultados.

Quem tem varizes tem o risco de ter complicações como:

• Alterações da pele: como eczema, hiperpigmentação (ficar com áreas castanhas nas perna), fragilização da pele e, por fim, úlceras (feridas) de muito difícil cicatrização;
  • Tromboflebites: este fenómeno consiste na formação de coágulos no interior da variz que assim fica ocluída e inflamada, podendo originar complicações sérias, nomeadamente extensão da trombose para veias mais profundas (Trombose Venosa Profunda) ou entrada em circulação de fragmentos do trombo (Embolia Pulmonar);
  • Sangramento das varizes (decorrente de qualquer pequeno traumatismo).

As varizes são muito mais do que um problema estético, podendo condicionar, além de grande incómodo e prejuízo da qualidade de vida, complicações diversas.

Assim, o seu tratamento está indicado e deve ser o mais precoce possível para garantir um melhor e mais definitivo resultado.

Marque a sua Consulta de Varizes »

Fontes:

Esclareça as suas dúvidas, ou marque uma consulta de cirurgia vascular numa das nossas clínicas do Porto, em Portugal.